O LIVRO
Índice Startup Law®
Uma das maiores contribuições do nosso método é o Índice Startup Law®. O Índice é uma forma quantitativa de fomentar eficiência, governança e compliance, garantindo a segurança jurídica das startups. O propósito dele não é ser uma equação exata, mas uma narrativa dinâmica para concretização dos aspectos jurídicos que mapeamos no ciclo de vida das startups.
A adoção do Índice Startup Law® permite que sua empresa tenha um alto nível de organização, realizando o monitoramento de suas questões jurídicas. O Índice penaliza tanto quem não atenta para os documentos mapeados, trazendo insegurança jurídica à empresa, quanto quem avança na elaboração de documentos que ainda não são necessários, gerando ineficiência.
Consideramos que a startup se encontra num ponto de equilíbrio quando detém segurança jurídica e eficiência. Este ponto de equilíbrio é representado no Índice pelo valor 0 (zero). A partir da neutralidade “zero”, a base para cálculo do Índice são diferentes pontuações quando se identifica que a startup está fora do seu ponto de equilíbrio.
Para o cálculo do Índice Startup Law® da sua empresa, baixe o Canvas e a Planilha de Cálculo disponíveis no Toolbox abaixo.
Quer saber mais sobre o Índice? Acesse o nosso material no Google Classroom, através do e-mail do Gmail.
Para uma implementação adequada do Método Startup Law®, criamos as seguintes ferramentas, que irão te ajudar a gerir sua empresa:
Mandala e Canvas: A Mandala é o mapeamento visual do ordenamento jurídico brasileiro - que rege mas desconhece as startups - separado em 88 conceitos. O Canvas permite às startups mapearem de forma integrada suas próprias questões jurídicas para monitoramento e controle.
Definimos, de forma didática, as 88 questões jurídicas mapeadas, apresentando o significado de cada um dos conceitos de acordo com o entendimento do ecossistema de inovação.
Questionário criado com base no material da professora Lena Goldberg, da Harvard Business School, que orienta uma conversa franca entre os fundadores da startup para elaboração de um acordo de sócios ou cap table.
Sugestão de apresentação da startup para levar as pessoas a querer saber mais sobre a empresa, apresentando de forma breve e direta os principais pontos da startup.
Lista completa com todos os documentos que recomendamos disponibilizar durante uma due diligence rigorosa da startup, a qual deve ser revisitada de forma permanente e recorrente pela empresa.
Lista de ações necessárias para a manutenção da atividade da startup durante momentos de crise, internas ou externas, no âmbito nacional ou global, indicando as atitudes recomendadas diante desse contexto.
Planilha que permite a sua startup calcular seu próprio Índice Startup Law®, com base nas 88 questões jurídicas mapeadas pelo método. A empresa estará num ponto de equilíbrio (equivalente ao valor 0 na planilha) quando detiver absoluta segurança jurídica e eficiência.
Lista com modelos de diversos documentos da startup que são inerentes ao ciclo de vida da empresa, elaborados por renomadas instituições ou profissionais, devendo ser adotados como boas práticas pelas startups.