Apresentação

"Meu olhar coloca a startup como personagem principal. As startups são uma nova forma de organização a ser estudada. A história de cada startup apresenta particularidades, mas há um caminho que se repete. Quanto mais conhecido for este caminho, melhor para todos nós.

No Brasil, o fomento à expansão de uma economia baseada no conhecimento e movida pela rápida expansão nunca foi tão necessário. Meu objetivo é despertar sua atenção para as questões jurídicas mais relevantes na vida das startups: empresas inovadoras, emergentes, de crescimento escalável, com diferencial competitivo intensivo em conhecimento.

Nos dedicamos a compartilhar este conteúdo para aliviar o fardo que a legislação impõe às startups. Queremos um ecossistema de startups mais consciente dos seus desafios.

O livro foi concebido e organizado para uma leitura linear, do começo ao final. Mas também para consulta a partes específicas, em busca de orientação. O texto, escrito em linguagem simples e coloquial, busca se comunicar com pessoas sem qualquer formação jurídica.

Neste livro, contamos com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil, e dos EUA, sobre o tema. A responsabilidade pelas ideias e afirmações aqui compartilhadas é 100% do autor.

Citação a nomes de pessoas e lugares ou a eventual menção de datas são meramente ilustrativas. O propósito deste livro não é documental, e sim, pedagógico."

João Falcão

Experiência Acadêmica

 

 

LL.M 04' pela Universidade de Direito de Harvard. Mestre em Direito da Regulação pela FGV Direito-Rio. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. 

Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV.

 

Startup Co-founder

 

NEEMU S/A (empresa de algoritmos para e-commerce) comprada pela Linx, empresa de capital aberto listada Linx3; LOOPS Ltda (especializada em mobilização online); EUSOCIO Ltda (plataforma de equity crowdfunding).

 

Mentor e Colaborador

 

CESAR-Labs Instituto de Inovação e Tecnologia; Centro de Informática da UFPE; Instituto de Computação da UFAM; Laboratório de Tecnologia da Informação UFMG; Instituto Gênesis da PUC-Rio; Núcleo de Prática Jurídica da FGV, Clínica de Mercado de Capitais.

 

Histórico Profissional

 

Trabalhou como advogado no Escritório de Advocacia BM&A. Foi Secretário Municipal de Ciência e Cultura de Olinda-PE. Atuou como Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital. Foi Direitor-executivo do Instituto Mobiliza - Educação, Cultura e Cidadania e do escritório de design Oestudio. Criador do Festival Olinda Arte em Toda Parte.